A Grande Loja dos Trezentos

terça-feira, julho 14, 2009

 

Anatomia da errância (e do erro)

Publico por curiosidade este pequeno post que escrevi há uns anos com um pequeno erro, sublinhado, que faz hoje todo o sentido:





«No livro a que roubo o título deste post, Anatomia da Errância, Bruce Chatwin escreve que o "mundo é nómada nómada". É uma fantástica história de "heróis revolucionários" que nada valem antes de terem "feito uma boa caminhada". Heróis que passaram pela "fase nómada" (Che Guevara); uma "Grande Marcha" (Mao) ou um "exôdo" (Moisés).


O palimpsesto de Chatwin explica ainda que os bébés dos caçadores do Calaári "nunca choram e são dos mais contentes do mundo". Explicação: estão sempre em movimento - as mães levam-nos atados junto aos seios "e são embalados à saciedade pelo passo dela".


Outras pérolas: somos terrestres antes de tudo - "o pobre do Ícaro despenhou-se"; "a coisa melhor é caminhar. Devíamos seguir o poeta chinês Li Po ´nas muitas fadigas da viagem e muitas bifurcações do caminho`"; "Ninguém se torna profeta antes de ser pastor" (Maomé) ou "os surfistas falavam de si próprios como ´viajantes sempre a caminho´(...) O Ideal surfista era caminhar como pedinte ou dançar até atingir um estado de êxtase permanente, ´tornar-se um morto ambulante`, ´alguém que já morreu antes do tempo´". Com Chatwin descobre-se que a palavra xadrez em sânscrito significa "alcançar a outra margem"; que uma bola de futebol pode ser vista como uma "ave migratória" ou que as drogas são "o veículo daqueles que se esqueceram como se caminha (particularmente acertada esta última observação, digo eu)".


Chatwin cita ainda um Pascal sombrio: "Notre nature est dans le mouvement... La seule chose que nous console de nos miseres est le divertissemente". Epílogo: "Não admira, pois, que uma geração protegida do frio pelo aquecimento central, do calor pelo ar condicionado, transportada em veículos assépticos de uma casa ou hotel para outros similares, sinta a necessidade de viagens do corpo ou do espírito, de excitantes ou tranquilizantes ou das viagens catárquicas do sexo, da música e da dança". O meu corpo está a pedir praias desertas e aldeias fantasma. Ou então, que embarque, como o preto do Narcisus, para morrer perto da costa»





Na altura que escrevi o post original recebi um pequeno mail do Pedro Adão e Silva, surfista e blogger gentil que há poucos dias editou em livro as suas pequenas grandes crónicas sobre surf. Chamava-me a atenção de que teria confundido, perdido na tradução, os ideais da religião sufista com os ideais dos surfistas. O erro é particularmente engraçado depois de se ler o livro do Pedro onde se verifica que a minha tradução não estava assim tão errada: afinal, ao ver as belas fotografias de o Sal na Terra e ao ler, entre outras coisas, descrições de paredes de água e praias perdidas; poemas de Sophia e Ruy Bello ou perfis de ondas surfadas por Tiago "Saca" Pires quem se atreveria a dizer que um surfista não é "um viajante sempre a caminho"?

Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

Arquivos

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]